HomeExames Veterinários › Holter

Exames - Holter

O Rafa prestes a fazer o seu exame veterinário!O estudo do ritmo cardíaco e das suas alterações (arritmias) foi, é e será sempre um pilar fundamental da Cardiologia.

Com o recurso ao ECG tornou-se possível avaliá-lo, apenas por breves momentos (segundos ou minutos).

No entanto, com o avançar da tecnologia e com o aparecimento dos Monitores Holters, já é possivel estudá-lo de modo mais pormenorizado, visto que,  permite fazer registos de longa duração do ritmo cardíaco (cerca de 24 h) e diagnosticar muitas arritmias que de outro modo  passariam despercebidas.

O Holter permite ainda fazer um estudo dinâmico dessas arritmias, pois é possível relacioná-las com a sintomatologia que o animal apresenta no exacto momento em que elas acontecem.

O caniche tinha a patinha ferida ! O Holter está-se a tornar uma prática cada vez mais frequente na

Cardilogia Veterinária não só para detectar de modo mais eficiente as arritmias como para quantificar a sua severidade e frequência.

Para além da sua utilidade clínica, este é um exame simples, não invasivo e indolor, que não trás qualquer tipo de desconforto ao animal, visto que consiste apenas, na colocação de um pequeno aparelho e dos respectivos electrodos no dorso do animal.

É no sentido de melhorar a qualidade dos diagnósticos feitos pelos seus Veterinários na área de cardilogia, que o Hospital Veterinário de São Bento, vem agora pôr ao dispor dos seus clientes esta técnica tão promissora.